• CreativeNews
  • Posts
  • Corram, o piloto sumiu! Embraer sonha com aviões autônomos e sustentáveis #136

Corram, o piloto sumiu! Embraer sonha com aviões autônomos e sustentáveis #136

➜ EDIÇÃO 136

Mais um passo para o retorno 

X / Divulgação

✖️ A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, deu mais um passo rumo à sua volta ao Brasil. A empresa de Elon Musk pagou integralmente a multa imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), dessa vez na conta correta. O valor de R$ 28,6 milhões, referente às penalidades aplicadas por Alexandre de Moraes, foi inicialmente depositado na conta errada, mas o erro foi corrigido, e o STF confirmou que o pagamento foi feito corretamente.

A multa inclui valores pela falta de cooperação do X em investigações judiciais, além de uma penalidade extra de R$ 10 milhões por descumprir temporariamente a ordem de suspensão da rede social no país, que resultou na troca deliberada de servidores.

⚖️ Curiosamente, o pagamento partiu de uma conta da Starlink, operadora de internet via satélite de Musk, que compartilha recursos financeiros com o X no Brasil. Além disso, a nova representante da plataforma no país, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, herdou uma multa de sua antecessora. Para cumprir as exigências da Justiça, Musk também aceitou bloquear várias contas investigadas pelo STF.

Agora, o retorno do X ao ar depende de um parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que precisa decidir se recomenda ou não o fim da suspensão. A plataforma está fora do ar desde 30 de agosto e, apesar de ter solicitado que essa etapa fosse eliminada, o pedido foi negado. Se a PGR liberar o X, Moraes ainda terá que analisar o caso e, por fim, a Anatel será acionada para desbloquear o acesso à rede social.

🇧🇷 Por enquanto, não há uma previsão concreta de quando o X voltará a operar no Brasil.

Corram … o piloto sumiu 

Giphy / Reprodução

✈️ Imagina só: você, sentado na cabine de um avião, mas sem piloto por perto. Pois é, esse é o conceito futurista que a Embraer, gigante aeroespacial brasileira, está sonhando em parceria com a Bombardier. Em um evento recente da National Business Aviation Association, em Orlando, a Embraer revelou planos para o primeiro jato do mundo pilotado por inteligência artificial. Sim, você leu certo, um avião sem piloto humano!

O mais interessante? Com o espaço que seria da cabine de comando livre, surgem possibilidades como um lounge na parte frontal do avião para os passageiros relaxarem. Um porta-voz da Embraer explicou: “A aeronave seria totalmente autônoma, permitindo novas configurações internas. Além disso, sustentabilidade seria a palavra de ordem, com tecnologias verdes, como combustível de aviação sustentável, eletrificação e até hidrogênio”.

🤖 Por fora, o design também não fica atrás: esqueça os jatos tradicionais. Esse aqui teria motores empilhados verticalmente, com entradas de ar posicionadas de maneira diferente, e um design de cauda em V que promete dar um toque futurista ao visual.

Apesar de não haver planos imediatos para transformar esse conceito em realidade, a Embraer está de olho em inspirar a próxima geração de inovações na aviação. "O conceito empurra os limites do que é possível e incentiva a indústria a pensar grande", disseram eles. Outras empresas, como Cirrus e HondaJet, já estão brincando com ideias de recursos autônomos, então, quem sabe um dia a gente não embarque nessa revolução aérea?

👩‍✈️ Por enquanto, nada de compromissos da Embraer para desenvolver o avião, mas eles com certeza deixaram a galera sonhando alto!

A IA ainda não substitui um médico tradicional, fica o alerta 

🩺 O autodiagnóstico com inteligência artificial já está dando dor de cabeça para a maioria dos médicos brasileiros. Um levantamento feito pela Medscape, com 1.279 profissionais de várias especialidades no Brasil, revelou que 83% dos entrevistados acham que os pacientes estão se arriscando ao confiar nos diagnósticos feitos por IA.

Entre as áreas que mais se beneficiam com essas inovações tecnológicas, a radiologia e o diagnóstico por imagem estão na frente, com 39% dos médicos destacando que a IA tem facilitado a análise de exames e reduzido erros. Na sequência, a clínica médica (8%) e a oncologia (6%) também estão aproveitando o poder da inteligência artificial, especialmente para criar tratamentos mais específicos e diagnósticos precisos.

🤖 Mas nem tudo é um mar de rosas. Quando o assunto é conhecimento sobre IA, 54% dos médicos que trabalham em consultório disseram que ainda manjam pouco sobre o tema. Nos hospitais, a coisa é parecida: 52% também admitiram que o entendimento sobre IA é limitado. Mesmo assim, 59% dos entrevistados disseram que aprender sobre essa tecnologia é super relevante, com os homens demonstrando um pouquinho mais de interesse (9%) que as mulheres (4%).

Apesar de todo o potencial da IA, os médicos estão preocupados com o uso dessa tecnologia para autodiagnóstico. Dos entrevistados, 83% acreditam que há uma grande chance de os pacientes receberem informações erradas ao usarem a IA para se diagnosticar. Dentro desse grupo, 53% consideram isso “provável”, enquanto 30% acham “muito provável” que esses equívocos aconteçam. Ou seja, a galera ainda prefere deixar o diagnóstico nas mãos de quem entende do assunto!

Quem está certo nessa história? 

Netflix / Reprodução

🤯 O quanto uma série de sucesso pode mudar o mundo real? Pelo visto muito, atualmente uma das séries mais comentadas é a Monstros - Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais, a repercussão tem sido tanta que as condenações de Erik e Lyle Menendez, que estão presos há mais de 30 anos nos EUA pelo assassinato dos pais podem ser revisadas. Os irmãos, que mataram José e Kitty Menendez na mansão da família em Beverly Hills, em 1989, sempre alegaram ter agido em legítima defesa, afirmando que sofreram abusos do pai.

No início do mês, o promotor de Los Angeles, George Gascón, anunciou que tem uma "obrigação moral e ética" de reavaliar as provas apresentadas no ano passado. Essas evidências sugerem que os irmãos realmente foram abusados, o que reacendeu a discussão sobre o caso, especialmente após a estreia da série da Netflix em setembro.

⚖️ Na época do crime, os promotores pintaram um quadro bem diferente: segundo eles, os irmãos cometeram os crimes movidos pela ganância, na esperança de herdar a fortuna da família.

O primeiro julgamento acabou sem veredicto, mas no segundo, as alegações de abuso foram deixadas de lado, e os irmãos Menendez foram condenados à prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional, em 1996.

✉️ O que mudou agora? Em 2023, novas provas surgiram, incluindo uma carta de 1988 em que Erik Menendez menciona os abusos em uma carta para sua prima. Além disso, um ex-membro do grupo Menudo também acusou José Menendez de abuso, o que acendeu a chama de uma nova campanha pedindo a revisão do caso.

A série da Netflix, que é estrelada por Nicholas Chavez como Lyle Menendez, Cooper Koch como Erik Menendez e Javier Bardem como José Menendez, reacendeu o interesse público no caso. Até Kim Kardashian entrou na jogada, saindo em defesa dos irmãos e afirmando que eles são "homens gentis, inteligentes e honestos", em um artigo para a NBC News.

👨‍⚖️ No entanto, Gascón deixou claro que ainda não há confirmação de nenhuma das novas informações e que seu time está apenas começando a revisão das provas. A expectativa agora é para a audiência marcada para o dia 26 de novembro, quando saberemos se esse caso bombástico terá um novo julgamento ou até uma nova sentença. Enquanto isso, o drama continua!

➜ Quer anunciar com a gente? Então clica aqui! 📣

➜ Quer receber nossa news diariamente? Cadastre-se gratuitamente! 

➜ Quer participar do nosso grupo no Telegram? Entre agora mesmo! 👽

Até amanhã…