• CreativeNews
  • Posts
  • De graça e na sua timeline: Os cursos do YouTube que vão te surpreender #97

De graça e na sua timeline: Os cursos do YouTube que vão te surpreender #97

➜ EDIÇÃO 97

WhatsApp simplifica a vida com nova função para marcar todas as conversas como lidas

Giphy / Reprodução

📱 O WhatsApp está prestes a lançar mais uma função que vai facilitar a vida de quem vive com a caixa de entrada abarrotada. Em uma versão experimental, foi descoberta uma nova opção para marcar todas as mensagens como lidas de uma vez só. Imagina o alívio!

Quem desvendou a novidade foi o pessoal do WABetaInfo. A função apareceu na versão 2.24.18.11 do WhatsApp Beta para Android. Só que, por enquanto, os testadores ainda não conseguem acessar essa belezinha.

💬 A opção fica escondida naquele menu de três pontinhos no canto superior direito da tela. Basta clicar em "Marcar tudo como lida", e pronto: todas as conversas pendentes são desmarcadas de uma só vez. É a solução perfeita para quem não dá conta de ler tudo que chega no mensageiro.

Até então, só dava para fazer isso de duas formas: ou abrindo cada chat ou selecionando um por um para marcar como lido. Mas, infelizmente, a função ainda não está disponível para testadores, e ninguém sabe exatamente quando vai chegar para o público geral. Provavelmente, vai rolar primeiro no WhatsApp Beta, mas mesmo sendo uma adição simples, muita gente vai adorar.

🔒 E essa não é a única novidade que o WhatsApp está preparando. O mensageiro também está trabalhando em recursos bem interessantes, como a possibilidade de transferir arquivos sem precisar de conexão com a internet e mecanismos para proteger os usuários de spam de números desconhecidos. Mas, assim como a função de marcar tudo como lido, ainda não tem previsão de quando essas novidades vão ser liberadas para todo mundo.

Esqueceu o bloco de notas? Sem problemas

🤖 O Google Meet agora conta com uma ajudinha de inteligência artificial para quem não gosta de fazer anotações durante as reuniões. A nova função, lançada em 2023 e alimentada pela IA Gemini, é chamada de "Take notes for me" ("Faça anotações para mim", em tradução livre). Como o nome sugere, ela faz o trabalho sujo para você, registrando os pontos mais importantes da conversa em um documento no Google Docs.

Quando a reunião termina, o Google Meet já deixa tudo prontinho, anexando o documento ao evento do calendário que está associado à conferência. Praticamente uma ata da reunião automática! Mas antes que você pense que é só no Google que rola isso, vale lembrar que o Microsoft Teams já tinha dado esse passo com o Copilot.

👨‍💻 Por enquanto, essa função só está disponível na versão web do Google Meet para PC, e a IA só funciona em reuniões em inglês. O documento gerado fica guardado na pasta do Google Drive de quem ativou a ferramenta primeiro. Se você estiver usando uma conta corporativa, o arquivo seguirá as regras de retenção do Google Meet.

Mas não é pra todo mundo: essa novidade é exclusiva para quem tem assinatura do Google Workspace. E para acessar, você precisa de um dos planos com os add-ons Gemini Enterprise, Gemini Education Premium ou AI Meetings & Messaging. A distribuição começou no dia 27 e pode levar até 15 dias para alcançar todos os usuários que têm direito ao recurso. Não se sabe ainda quando ou se a IA vai aprender outros idiomas.

🔎 E, claro, é bom lembrar que, como toda IA generativa, essa ferramenta pode cometer erros de vez em quando. Então, é sempre uma boa ideia dar aquela conferida no documento assim que a reunião acabar, só pra garantir que nada foi perdido ou anotado errado.

Mais do que só vídeos virais

Youtube / Divulgação

🎥 O YouTube acaba de lançar uma novidade incrível: uma página especial dedicada a cursos em vídeo! Agora, criadores de conteúdo podem oferecer aulas mais aprofundadas sobre os mais diversos assuntos, e o melhor, muitos desses cursos são gratuitos.

Essa nova seção, chamada de Cursos (Courses, no original em inglês), já estava sendo testada desde o início de 2023, com vários canais focados em conteúdo informativo e educativo, inclusive no Brasil. Mas agora, o Google lançou oficialmente essa funcionalidade, tornando-a uma forma prática de organizar e acessar aulas na plataforma.

👨‍🎓 Além de organizar as aulas de forma mais estruturada, os cursos do YouTube também podem ser monetizados separadamente. Isso significa que os youtubers têm a oportunidade de ganhar uma grana extra oferecendo cursos sem anúncios e com materiais complementares para download.

Os Cursos do YouTube podem ser acessados de duas maneiras: diretamente na aba dedicada dentro da página do canal ou conferindo toda a lista de cursos no endereço youtube.com/courses. Para transformar uma playlist em um curso, os criadores podem usar vídeos já publicados ou inéditos, e a lista ganha uma etiqueta especial indicando que se trata de uma aula completa.

💬 Outra sacada legal é que os criadores podem criar um espaço de discussão dentro da playlist para que os alunos debatam, tirem dúvidas e troquem ideias sobre o tema. E para quem completar o curso, o YouTube ainda oferece uma "insígnia" como reconhecimento pelo esforço. Não chega a ser um certificado, mas já é uma prova de que você está empenhado em aprender.

Por enquanto, a criação de cursos só está disponível para os donos de canais que acessam o YouTube pelo navegador no desktop. E, como é novidade, pode ser que nem todo mundo tenha acesso ao recurso ainda, mas ele será liberado gradualmente para mais usuários.

A magia está no ar … Ou melhor nas telas 

Warner / Reprodução

🍿 Prepare a pipoca, porque a magia de Harry Potter está de volta aos cinemas! Depois de encantar os fãs com a reexibição de "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" em junho, a Warner Bros. Pictures tem mais um presente especial para os "potterheads". Os três primeiros filmes da saga vão voltar às telonas em um evento único neste sábado (31).

Na maratona, você poderá reviver a nostalgia de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001), "Harry Potter e a Câmara Secreta" (2002) e, claro, "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" (2004). Tudo isso em um único dia, pra te levar de volta ao começo dessa jornada mágica.

🎟 Os ingressos para cada sessão variam de preço, dependendo do cinema, então vale a pena conferir antes de garantir seu lugar. Na última reexibição de "O Prisioneiro de Azkaban", realizada em 4 de junho, mais de 700 salas pelo Brasil participaram, vendendo quase 600 mil ingressos e arrecadando R$ 9,2 milhões. Então, dá pra ter uma ideia do sucesso que vem por aí.

Além do Cinemark, outras redes como Kinoplex e UCI também estão participando dessa maratona mágica. Para saber mais, é só conferir a programação da sua cidade e escolher o cinema onde você vai reviver esses clássicos. Vamos juntos nessa viagem ao mundo da magia?

➜ Quer anunciar com a gente? Então clica aqui! 📣

➜ Quer receber nossa news diariamente? Cadastre-se gratuitamente!

➜ Quer participar do nosso grupo no Telegram? Entre agora mesmo! 👽

Até amanhã…