- CreativeNews
- Posts
- O ano dos robôs inteligentes, powered by Nvidia #223
O ano dos robôs inteligentes, powered by Nvidia #223
➜ EDIÇÃO 223



TikTok pode ter um respiro nos EUA
🤯 Olha essa reviravolta! O recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, resolveu dar as caras na Suprema Corte com um pedido inusitado: salvar o TikTok de um possível banimento a partir de janeiro. Isso mesmo, Trump, que já foi super crítico da plataforma, agora está buscando uma solução política para impedir que o app seja chutado do país.
Trump apresentou um documento ao tribunal pedindo para suspender a lei que proíbe o TikTok. Ele garantiu que tem tudo o que é necessário para resolver essa treta: “experiência em negociações, mandato eleitoral e vontade política”. Modéstia à parte, né?
O que está em jogo?
🇨🇳 O TikTok, propriedade da ByteDance, uma empresa chinesa, foi colocado na berlinda por supostas questões de segurança nacional. O governo americano acredita que o app compartilha dados de usuários com o governo chinês — algo que a ByteDance nega categoricamente. A lei aprovada este ano permite o banimento do app, a menos que ele seja vendido para uma empresa americana.
O prazo para resolver essa novela é 19 de janeiro de 2025, um dia antes de Trump assumir oficialmente a presidência. E aí que mora a jogada: Trump quer adiar esse prazo e negociar diretamente com o TikTok já como presidente.
Trump + TikTok = nova parceria?
🤔 Agora, vamos combinar, é curioso ver Trump defendendo o TikTok, né? Lá em 2020, ele estava a um passo de bani-lo de vez. Mas, durante sua última campanha, o tom mudou. Ele até afirmou que o app foi crucial para sua vitória, com seus mais de 14 milhões de seguidores ajudando a espalhar suas mensagens e memes.
Trump também usou o exemplo do bloqueio do X (antigo Twitter) no Brasil para reforçar que banir redes sociais pode ser um “perigo histórico”. Recentemente, ele se reuniu com Shou Zi Chew, CEO do TikTok, deixando claro que estava disposto a reverter o jogo.
E agora?
⚖️ A pressão para banir o TikTok nos EUA é gigante, com muitos defendendo que ele representa um risco à segurança nacional. Mas Trump parece estar apostando em um acordo que possa manter o app por aqui. Será que vem aí uma solução inédita e inesperada?
Só o tempo dirá, mas uma coisa é certa: essa história ainda vai render muito pano pra manga (e muitos vídeos de 15 segundos). E aí, você acha que o TikTok tem salvação nos EUA?⚡


Nvidia quer turbinar robôs humanoides em 2025 com nova tecnologia!

Tesla / Reprodução
🤖 A Nvidia, que já domina o mercado de chips como ninguém, agora está de olho em um novo terreno: robôs humanoides! A partir do primeiro semestre de 2025, a gigante vai lançar o Jetson Thor, uma nova geração de computadores compactos que promete dar aquele gás para os robozinhos do futuro, segundo o Financial Times.
Mas calma lá, a Nvidia não quer competir diretamente com empresas como a Tesla. A ideia é ser tipo aquela amiga que sempre dá a base para a maquiagem perfeita: a empresa quer fornecer tecnologia para as “centenas de milhares” de fabricantes de robôs espalhados pelo mundo. Como explicou Deepu Talla, VP de robótica da Nvidia, em um papo recente com jornalistas em Tóquio, a missão é ser o suporte técnico que todo fabricante de robô precisa.
Por que agora?
🧠 Talla explicou que dois fatores estão empurrando a Nvidia nessa direção: o boom dos modelos de IA generativa e o avanço na capacidade de treinar robôs em ambientes simulados. Basicamente, agora é possível dar mais "cérebro" e habilidades aos robôs sem precisar colocar um monte deles para esbarrar em móveis na vida real.
Embora a Nvidia esteja toda animada com os robôs, tem uma outra razão por trás dessa jogada: grandes clientes como Amazon e Google estão começando a criar seus próprios chips de IA, tentando reduzir a dependência da Nvidia. Ou seja, a empresa está de olho em novos horizontes para continuar dominando o jogo.
E sobre a Tesla?
🚘 Ah, e claro que a Tesla não ficou de fora dessa história. A Nvidia revelou que está fornecendo tecnologia para o robô humanoide da Tesla, o Optimus. Sim, o mesmo que Elon Musk vive mostrando por aí. Será que essa parceria vai render mais máquinas futurísticas?
Enquanto 2025 não chega, uma coisa é certa: o futuro vai ter robôs com muito mais potência — e, pelo visto, um toque especial da Nvidia.⚡


Licença “pet-ernidade”

Giphy / Reprodução
🐶 Se você já tratou seu pet como um verdadeiro filho, a boa notícia é que o mercado de trabalho e até o mundo político estão começando a reconhecer isso. A ideia de dar uma folga para pais e mães de animais de estimação está ganhando espaço – e quem sabe, pode virar lei por aqui.
No Brasil, a CLT já prevê algumas folgas obrigatórias, como licença-maternidade, casamento ou até para resolver questões eleitorais. Agora, um projeto de lei apresentado em 2024 pelo deputado Marcelo Queiroz (PP-RJ) quer adicionar à lista um dia por ano para levar seu pet ao veterinário e até folga em caso de falecimento do animal.
🐈 A proposta foi inspirada em casos tristes, como o do cachorro Joca, um golden retriever que morreu em um episódio trágico com uma companhia aérea. Mas a justificativa do deputado vai além: a ideia é incentivar check-ups e vacinas, prevenindo doenças que podem afetar também a saúde pública.
E não para por aí! Outro projeto, de 2023, propõe que o FGTS possa ser usado para despesas veterinárias, enquanto um terceiro quer incluir os pets no Censo Demográfico do IBGE. Afinal, estima-se que o Brasil tenha 140 milhões de bichinhos de estimação, ou seja, quase três pets para cada dois brasileiros.
A tendência nos EUA: pawternity leave
🇺🇲 Nos Estados Unidos, onde tudo começou, o apelido já diz muito: pawternity leave – um trocadilho fofo com “pata” e licença parental. Lá, algumas empresas já oferecem folgas para quem acabou de adotar um pet ou precisa cuidar de um animalzinho doente. Empresas como Adobe e Lyft dão até consultas veterinárias online subsidiadas.
Mas, diferente do Brasil, onde leis nacionais padronizam benefícios, nos EUA as regras variam muito. Algumas cidades, como Nova York, estão propondo que folgas médicas remuneradas possam ser usadas para cuidar de pets.
🗄 Ainda assim, nem tudo são flores. Durante períodos de baixo desemprego, empresas correm para mimar seus funcionários com benefícios como seguro-pet. Mas, em tempos de cortes, esse tipo de regalia é geralmente o primeiro a ser reduzido.
Afinal, vai pegar?
Se depender da paixão dos brasileiros por bichos, a ideia tem tudo para decolar. Só resta saber se as empresas e os políticos vão abraçar essa causa até que ela vire um direito de todos – sejam humanos ou de quatro patas!⚡


O documentário que desafina qualquer preconceito
🎻 Se você ama música e adora ver histórias inspiradoras, A Única Mulher na Orquestra é o documentário que vai mexer com o seu coração e desafiar alguns estereótipos. Disponível na Netflix, o filme é um retrato da vida de Orin O’Brien, uma das poucas mulheres a se destacar em meio ao mundo predominantemente masculino das orquestras sinfônicas.
O que torna a história dela tão fascinante? Bem, Orin não só quebrou barreiras no ambiente de uma orquestra, ela redefiniu o conceito de resiliência e talento. Desde muito jovem, ela se apaixonou pelo contrabaixo, um instrumento que, até então, era considerado território quase exclusivo de homens. Ela, no entanto, não apenas dominou o instrumento, mas também conquistou o respeito em uma das maiores orquestras do mundo, a Orquestra Filarmônica de Nova York.
🗽 O documentário faz um trabalho brilhante ao mostrar não apenas a sua habilidade musical e a dedicação à sua arte, mas também as dificuldades que ela enfrentou para ser reconhecida e valorizada no cenário musical, onde mulheres eram frequentemente invisíveis, especialmente nas seções de cordas e metais. As entrevistas com Orin, junto com imagens de arquivo e ensaios, são uma verdadeira aula sobre perseverança e amor pela música.
O legal do filme é que ele vai muito além da música: ele fala sobre o lugar da mulher em espaços de poder, sobre como conquistar seu espaço e sobre não ter medo de fazer barulho (mesmo que o som que você queira seja o de um contrabaixo!). Orin O’Brien não apenas se manteve firme em seu amor pela música, mas ela se tornou um ícone de resistência e talento.
🎼 Se você curte documentários que trazem não só a história de uma pessoa, mas também a transformação que ela causa em seu meio, A Única Mulher na Orquestra é uma excelente pedida. Prepare-se para um show de superação, música de qualidade e uma dose generosa de inspiração. E quem sabe, depois disso, você vai até ouvir música clássica com outros ouvidos – e com uma vontade de aplaudir de pé Orin O'Brien.⚡

➜ Quer anunciar com a gente? Então clica aqui! 📣
➜ Quer receber nossa news diariamente? Cadastre-se gratuitamente! ⚡
➜ Quer participar do nosso grupo no Telegram? Entre agora mesmo! 👽