• CreativeNews
  • Posts
  • Gemini, vê se para de meter o nariz onde não foi chamada # 53

Gemini, vê se para de meter o nariz onde não foi chamada # 53

EDIÇÃO 53

😁🌅 Bom dia. Quinta-feira é o dia de persistir e avançar. Encontre motivação em cada desafio e use este dia para dar mais um passo em direção aos seus objetivos. Aproveita e pega aquele café e vem conferir a CreativeNews que separamos pra você.

#CreativeTrend

WhatsApp lança 'Favoritos' para facilitar sua vida

WhatsApp / Divulgação

💬 WhatsApp acabou de ficar ainda mais prático! Agora tem um filtro novo, o “Favoritos”, que ajuda a encontrar rapidinho aqueles contatos e grupos que você mais usa. Com esse recurso, você pode ligar diretamente para eles na aba de chamadas, sem ter que ficar vasculhando a lista inteira.

📆 O filtro “Favoritos” começou a aparecer na terça-feira (16) e vai estar disponível para todo mundo nas próximas semanas. Isso significa que você pode deixar todos os papos com seu melhor amigo ou o grupo da família bem à mão. Além disso, dá para adicionar seus contatos preferidos na aba de chamadas e ligar para eles sem ter que procurar no histórico ou na agenda.

🔎 Adicionar alguém à sua lista de favoritos é fácil: basta selecionar o filtro “Favoritos” na tela de chats ou tocar em “Adicionar favorito” depois de escolher o contato ou grupo específico na aba de chamadas. Você também pode pressionar o chat por um tempo e selecionar “Adicionar aos favoritos”. E se quiser organizar tudo direitinho, é só ir em Configurações > Favoritos > Adicionar aos favoritos e reordenar tudo do jeitinho que preferir.

😀 WhatsApp estava testando essa novidade desde fevereiro no iOS e na web, e em abril chegou no Android. Essa atualização é um complemento aos filtros de bate-papo lançados há três meses, como “Todos”, “Não Lidos” e “Grupos”. Com o novo filtro “Favoritos”, fica ainda mais fácil achar e se conectar rapidamente com quem você mais conversa no WhatsApp.

Curtiu a novidade? Então já vai lá conferir e deixa tudo mais organizado e prático no seu WhatsApp!

#CreativeTech

Gemini, a IA fuxiqueira do Google

Giphy / Reprodução

🧐 Parece que o Gemini, a IA do Google, está metendo o nariz onde não é chamado! Um especialista em IA, Kevin Bankston, descobriu que o assistente virtual andou bisbilhotando seus arquivos PDF no Google Drive sem permissão. E não foi só dar uma olhadinha, não. A IA estava resumindo documentos automaticamente, mesmo com o recurso desligado.

📃 Kevin percebeu a enxerida quando foi editar um documento pessoal no Google Docs. Do nada, o Gemini apareceu com um resumo prontinho da sua declaração de renda. E aí, ele pensou: “Ué, o Gemini está fuçando até nos meus arquivos privados no Google Docs?”

💬 No X (o antigo Twitter), Kevin contou a saga de tentar desligar essa função intrometida. Ele encontrou a configuração de “Resumir documentos”, mas adivinha? Já estava desativada. Mesmo assim, o Gemini continuava a fuçar nos documentos.

🤖 Kevin tem duas teorias: ou ele apertou sem querer o botão do Gemini em algum documento e ativou a IA para todos os arquivos, ou isso tem a ver com sua participação no Workspace Labs como testador desde 2023. Será que essa função de teste está atropelando as configurações normais?

🔓 E qual é o problema com esses resumos automáticos? Para resumir os documentos, o Gemini precisa processá-los nos servidores do Google. Isso é preocupante para documentos pessoais com informações sensíveis, que ninguém quer compartilhar com uma IA curiosa.

E, claro, o fato de a opção para desligar a função estar escondida dificulta ainda mais a vida dos usuários. Até agora, o Google não se pronunciou sobre o caso. Então, não dá pra saber se o Gemini está mesmo fuçando sem ser chamado ou se foi um engano de Kevin.

Enquanto isso, fica a dica: cuidado com as IAs fuxiqueiras!

#CreativeTech

Microsoft e Google: Campeãs de consumo de energia

🔋 Imagina só, a Microsoft e o Google estão gastando mais energia elétrica do que 100 países inteiros! Isso mesmo, essas gigantes da tecnologia estão consumindo tanta eletricidade que superam nações como Islândia, Gana e Tunísia. Em 2023, cada uma delas usou 24 TWh de energia – é muita coisa!

⚡️ Para você ter uma ideia, esse consumo é equivalente ao do Azerbaijão, que tem mais de 10 milhões de habitantes, e chega perto da Líbia, que gastou 25 TWh. E não pense que o consumo de energia é proporcional ao tamanho da população. Países menores, como a Irlanda, também precisam de muita eletricidade – a Irlanda, por exemplo, consumiu 31 TWh em 2023.

O jornalista Michael Thomas, no X (antigo Twitter), publicou uma análise com um gráfico comparando o consumo de energia dessas empresas com o de vários países. E os números são impressionantes! O Google e a Microsoft precisam de uma quantidade colossal de energia para manter seus data centers funcionando, além de seus escritórios e operações ao redor do mundo.

🤖 A popularização de tecnologias modernas, especialmente aquelas envolvendo inteligência artificial (IA), está impulsionando ainda mais o consumo energético. De acordo com um levantamento do grupo Hugging Face, um sistema de IA generativa pode consumir até 33 vezes mais energia do que máquinas rodando software tradicional.

💨 Agora, vale lembrar que o consumo de energia não é o único fator para medir o impacto ambiental. A fonte da energia também conta muito. No caso do Google, as emissões de carbono aumentaram quase 50% em comparação a 2019, principalmente devido ao aumento da demanda de seus data centers. A Microsoft também viu suas emissões subirem 30% desde 2020, com a construção de novos data centers sendo o principal motivo.

📈 Com a crescente demanda por tecnologias de IA, é bem provável que o consumo de energia dessas empresas continue subindo em 2024. Elas estão investindo cada vez mais em produtos com IA para o público geral, tanto gratuitos quanto pagos.

Então, da próxima vez que você fizer uma pesquisa no Google ou usar um software da Microsoft, lembre-se do enorme consumo de energia por trás dessas operações!

#CreativeNews

Siga a gente nas redes sociais!!!

#CreativePeople

Desabafo no LinkedIn: Vale a pena soltar o verbo sobre sua demissão

😡 Marco teve uma trajetória brilhante na empresa, mas acabou na temida lista de layoff. O motivo? A área dele foi cortada no novo desenho organizacional para economizar custos – um cenário bem comum no mundo corporativo. Com o coração cheio de ressentimento, Marco decidiu usar o LinkedIn para desabafar e criticar seu último empregador.

💬 O post estava recheado de mensagens diretas e indiretas contra a empresa e a liderança. Embora compartilhar sua despedida de forma pessoal seja uma prática comum, fica a dúvida: será que vale a pena fazer um "textão" desses?

Antes de mais nada, vamos dar uma olhada em alguns pontos para te ajudar a decidir:

🤔 Se mesmo com esse guia você sente que precisa falar, é importante considerar alguns riscos e impactos que essa decisão pode trazer.

Risco 1: Reputação nas Redes

🔎 Empresas e recrutadores mapeiam redes sociais dos candidatos. Já pensou se você solta um post malcriado sobre sua última experiência ou chefe? Isso pode ser visto pelos próximos recrutadores das empresas que você quer trabalhar.

Risco 2: Referências Profissionais

📃 É comum que empresas peçam referências ao seu antigo empregador. Profissionais de RH se comunicam entre si e, dependendo de como você saiu, isso pode influenciar se vão seguir ou não com você no processo seletivo.

Alternativa ao Textão

  • Entrevistas de Desligamento: Muitas companhias têm entrevistas de desligamento e canais de ouvidoria. Use esses meios para expressar suas insatisfações de forma construtiva.

😄Se o seu objetivo é se realocar e continuar sua carreira, lembre-se: o mais importante é como você lida com suas emoções ao receber uma notícia difícil e inesperada. Então, da próxima vez que sentir vontade de desabafar no LinkedIn, pense duas vezes!

#CreativePop

Lauana Prado no topo: As mais ouvidas dos streamings no primeiro semestre

Giphy / Reprodução

🎙 No primeiro semestre de 2024, o sertanejo dominou o streaming, com oito das dez músicas mais ouvidas pertencendo ao gênero. Segundo a Pró-Música, que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil, Lauana Prado e Ana Castela estão bombando nas playlists.

🏅 Quem lidera o ranking é Lauana Prado com o pot-pourri "Me Leva Pra Casa / Escrito Nas Estrelas / Saudade (Ao Vivo)", que também reinou nas rádios, segundo a Connectmix.

📊 A Pró-Música fez um levantamento considerando os streams no Spotify, YouTube, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Napster, com dados compilados pela BMAT. E sabe o que é mais impressionante? Nenhuma música estrangeira entrou no top 50 do Brasil. Além do sertanejo, temos faixas de funk, trap, rap e até um hit gospel: "Bênçãos Que Não Têm Fim (Counting My Blessings)" da Isadora Pompeo.

Quer saber quais foram as músicas mais tocadas nas rádios no primeiro semestre de 2024? Confira o TOP10 da Pró-Música:

  1. Me Leva Pra Casa / Escrito Nas Estrelas / Saudade (Ao Vivo) - Lauana Prado

  2. Barulho do Foguete (Ao Vivo) - Zé Neto & Cristiano

  3. Let's Go 4 - Mc IG

  4. Pocpoc - Pedro Sampaio

  5. Anestesiado (Ao Vivo) - Murilo Huff

  6. Canudinho (Ao Vivo) - Gusttavo Lima e Ana Castela

  7. Daqui Pra Sempre - Manu e Simone Mendes

  8. Haverá Sinais (Ao Vivo) - Jorge & Mateus e Lauana Prado

  9. Deja Vu - Luan Santana e Ana Castela

  10. Dia de Fluxo - AgroPlay, Ana Castela & Ludmilla

🎵 Se você ainda não ouviu essas faixas, corre lá no seu app de música favorito e aproveite o que tá bombando!

#Publicidade

Cansado de bater cabeça com experiências que não te levam a lugar nenhum? Chega de sofrimento, meu camarada. A Creative Hunter chegou para te salvar. Somos a plataforma que conecta você, profissional criativo, com as melhores empresas do mercado. Cadastre-se agora mesmo e confira as oportunidades que mais combinam com você.Na Creative Hunter, você encontra a vaga dos sonhos que vai te fazer brilhar!

O nosso encontro diário fica por aqui 😢. Mas nada de entrar em pânico, amanhã cedinho estamos de volta 😀. Se inscreva na newsletter para receber este e outros conteúdos todos os dias diretamente na sua caixa de e-mail. 📩

Recebeu de alguém nosso boletim? 👊

  • Então clique aqui e faça agora mesmo sua inscrição! É gratuita!

Quer receber nosso conteúdo pelo Telegram? 📣

Quer anunciar com a CreativeNews? 🚀